Projetos Apoiados em 2012 e 2013: 13 propostas. Valor da doação: R$ 156.000,00

A MINHA CASA

A Arte de Comunicar e Divulgar Sonhos
O projeto tem a finalidade de gerar mudanças na comunicação institucional, aprimorando estratégias orientadas à captação de recursos, propiciando a melhoria das condições da organização, contribuindo para o atendimento dos acolhidos (abrigo de crianças) e para a valorização da sua equipe profissional, estreitando a relação instituição- sociedade.


ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BETÂNIA

Fibra de Bananeira na Inclusão 2
O Projeto integra o programa socioeducativo terapêutico da instituição que tem a finalidade de atender moradores em situação de rua, contribuindo para que os beneficiários refaçam suas trajetórias de vida e obtenham melhorias na sua capacidade de superar limites, na integração social e na sua autoestima. Por meio do desenvolvimento de oficinas de artesanato utilizando a fibra da bananeira, o projeto procura fortalecer a instituição na formação de empreendedores, através da promoção de atividades de geração de trabalho e renda.  O projeto procura contribuir com a formação de agentes multiplicadores na utilização e replicação da tecnologia e da consolidação de um Atelier Permanente de Produção de papel e de peças elaboradas com a fibra de bananeira.


ASSOCIAÇÃO DOS PARENTES E AMIGOS DOS PACIENTES DO COMPLEXO JULIANO MOREIRA

Mãos que Tecem a Rede
O principal objetivo do projeto é proporcionar um espaço de trabalho e de convivência voltado para o desenvolvimento de atividades nas áreas de educação e cultura, aberto às pessoas com transtorno mental. Por meio da realização de oficinas de costura e da formação de multiplicadores, as atividades procuram oferecer alternativas de geração de trabalho e renda voltadas para a inserção social dos participantes e para o fortalecimento da organização. As atividades são desenvolvidas em quatro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da zona oeste e outras unidades especiais como Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil), Capsad (Centro de Atenção Psicossocial para usuário de álcool e outras drogas), Institutos, Centros de Convivência e as Clínicas da Família. O Projeto pretende organizar um Núcleo de Geração de Trabalho e Renda na zona oeste, que possa potencializar a capacidade criativa dos pacientes psiquiátricos, aumentar sua capacidade produtiva e laborativa, e o convívio com a comunidade.


ASSOCIAÇÃO PARTNERS BRASIL

Mediação em Movimento
O projeto tem por objetivo fomentar e fortalecer a comunicação nas instituições da rede institucional do Projeto “Educação para a Paz” (presente em 10 das escolas em áreas conflagradas da cidade) que tem por escopo desenvolver as habilidades de jovens e adultos para processos decisórios inclusivos, participativos e colaborativos que promovam o protagonismo dos jovens, ajudando-os a buscar soluções criativas para seus problemas permitindo a coexistência das diferenças. Por meio da gravação de um vídeo que compile as experiências e discussões pretende-se fortalecer os laços de colaboração institucional entre todos os envolvidos (as escolas nas quais o Projeto esteja presente, a SME-RJ, a instituição proponente e, sobretudo, os estudantes envolvidos e suas famílias).  O projeto tem atuação em duas escolas da zona oeste (Lima Barreto e Emílio Carlos) e também pretende difundir o que já é realizado em outras escolas de atuação, promovendo um intercâmbio e troca de experiências entre as crianças de diversas escolas que integram o projeto.


ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA RECONQUISTAR

Cozinha Comunitária Vale do Sol - Delícias Solidárias
Projeto de capacitação e desenvolvimento do empreendedorismo das participantes (mulheres) que se encontram em situação de vulnerabilidade social que as impede de estar no mercado de trabalho formal. São mães de crianças que, pela fragilidade da saúde de seus filhos, estão constantemente como acompanhantes em internações hospitalares, dificultando a regularidade no mercado de trabalho. Nesta etapa o projeto procura pôr em prática o aprendizado adquirido nas oficinas realizadas em 2011 com o desafio de gerar renda para a manutenção de seus núcleos familiares, criando oportunidades de trabalho.  O desdobramento do nome, “Delícias Solidárias” vem ao encontro do que o grupo apresentou de mais valioso: a vontade de comercializar os produtos elaborados.


ASSOCIAÇÃO SEMENTE DA VIDA DA CIDADE DE DEUS

Jovens Comunicadores da Semente da Vida na Cidade de Deus
A partir do projeto desenvolvido em 2011, onde os jovens descobriram o papel da instituição na comunidade elaborando jornais, vídeos, entrevistas, realizando mergulhos fotográficos na CDD, a proposta de 2012 tem como objetivo criar um Núcleo de Cultura que contará com a participação ativa dos jovens formados pela instituição/projeto. Através da realização de diversas oficinas na área cultural e artística (teatro, vídeo, fotografia, etc.) a ideia é envolver e capacitar outros moradores da comunidade (Cidade de Deus). Isso contribuirá para divulgar as ações da instituição em outros espaços.


CENTRO CULTURAL DERCY GONÇALVES - RETIRO DOS ARTISTAS

Fortalecimento da Capacidade Técnica
O Projeto tem como objetivo ampliar a capacidade técnica da equipe profissional envolvida na Oficina de Criação a partir do desenvolvimento de atividades de formação (cursos e oficinas) a fim de fortalecer o trabalho desenvolvido na instituição. Visa ainda à formação de técnicos e agentes multiplicadores no processo de criação artística e de cidadania.


COOPERATIVA DE DINAMIZADORES DE ARTE E CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Fábrica Ecolúdica
Em parceria com o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), o projeto tem a finalidade de oferecer  oficinas de criação de produtos ‘ecolúdicos’ obtidos de materiais recicláveis e reutilizados (papel, materiais plásticos, cerâmicos entre outros). Os produtos confeccionados serão brinquedos, objetos sonoros, tintas (com torrões coloridos de terra), pincéis de sisal e papel reciclado. O público alvo são adolescentes e jovens estudantes das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio de escolas das adjacências da instituição. A Universidade oferecerá visitas aos laboratórios de pesquisa vinculados aos materiais utilizados nas oficinas.


FIOS DA TERRA EDUCAÇÃO E CULTURA AMBIENTAL E ENERGIA TRABALHO E PARTICIPAÇÃO

Olhando para o Futuro
O projeto tem a finalidade de qualificar as organizações parceiras que atuam de forma conjunta na região de Santa Cruz a partir do desenvolvimento de atividades de capacitação nas áreas de ética, cidadania, empreendedorismo e sustentabilidade. O projeto pretende contribuir com a qualificação dessas organizações para que estejam aptas para buscar novas parcerias e gerir suas instituições.


INSTITUTO COMPANHEIRO DAS AMÉRICAS

Fortalecimento Institucional do ICA
O ICA é afiliado à rede internacional dos Partners of America. O objetivo do projeto é fortalecer o ICA através da articulação com diversos parceiros externos ou diretamente envolvidos na execução do Programa Vencer/Vencedoras. Tem como objetivos: articulação com as redes de organizações parceiras e órgãos governamentais, principalmente ligadas à juventude, educação, esporte e emprego;  a formação de alianças institucionais; identificação de possíveis parcerias com setor empresarial , voluntários, e ex-alunos, principalmente aqueles com potencial de liderança.


NÚCLEO ESPECIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA - NEAC

Olho na Tela e Pé no Mundo
O projeto tem a finalidade de empoderar os jovens e adolescentes da comunidade e seu entorno a partir do desenvolvimento de atividades de articulação entre as instituições sociais da zona oeste.  A “Rede Digital de InterAção" pretende divulgar o trabalho institucional, outras atividades e oportunidades existentes nas áreas de projetos, cursos, trabalho e lazer através do desenvolvimento de ações de articulação e trocas de experiências.


OBRA SOCIAL DONA MECA

Meca em Rede - Movimento Especial de Capacitação e Articulação em Rede
O Projeto tem como objetivo capacitar profissionais e/ou acadêmicos da área da saúde e/ou educação que trabalhem com crianças e adolescentes com deficiência e tenham interesse na utilização de metodologias aplicadas na OSDM, com ênfase em recursos terapêuticos, possibilitando apreender novas técnicas.


VIDA FELIZ - ASSOCIAÇÃO DE ATENDIMENTO, APOIO, VALORIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO À TERCEIRA IDADE

Descobrindo a Biblioteca
O projeto tem a finalidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento estratégico da Biblioteca Comunitária José Vieira Filho iniciado em 2011, dando ênfase às atividades de divulgação para os moradores da comunidade. A instituição oferecerá diversas atividades de capacitação, disponibilizando 50% das vagas para as instituições apoiadas pelo Instituto Rio, incentivando-as a criarem ou organizarem suas próprias bibliotecas, através de cursos de “auxiliar de biblioteca” e “contação de histórias”. Entre as capacitações previstas destaca-se o fomento de multiplicadores e redes de parceiros; criação e manutenção de ferramentas de interação web direcionado para jovens (com elaboração de textos, inclusão de fotos, desenhos, filmes) e a produção de eventos na sede da biblioteca.

Web site baseado em Drupal