Universidade Comunitária da Zona Oeste

Esse programa foi criado em 2014 para fortalecer as redes locais existentes no território e, principalmente, o processo de apoio a projetos, concebido como uma estratégia voltada a dar suporte permanente às organizações e grupos da sociedade civil de base comunitária que atuam na região através de processos de educação continuada por meio da promoção de atividades de formação — oficinas, seminários, conferências, capacitações e debates — e da instalação de dinâmicas horizontais de caráter colaborativo.

A Universidade Comunitária é uma rede de redes integrada por duas principais: a Rede de Parceiros e a Rede Instituto Rio. A Rede de Parceiros é formada por instituições do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada que atuam na região, como universidades, associações comerciais, empresas, órgãos do governo e agências de desenvolvimento. A Rede Instituto Rio é integrada por lideranças, movimentos, organizações e coletivos de base comunitária que atuam nas diversas regiões da Zona Oeste. 

A Universidade Comunitária da Zona Oeste tem a finalidade de promover a construção de um espaço público — aberto e democrático — de acesso, produção e compartilhamento de conhecimentos orientados para promover e dinamizar o processo de desenvolvimento comunitário.  É um espaço de formação, diálogo, articulação, promoção, troca de experiências e apoio às organizações e coletivos socioculturais presentes na região, com a finalidade de instalar dinâmicas de trabalho cooperativo, valorizar e dar visibilidade às experiências, saberes e fazeres produzidos nas comunidades locais.

Em suma, o conceito de Universidade que pretendemos revitalizar através desta iniciativa aponta para a instalação de três dinâmicas interligadas: a universalização de acesso aos direitos; a produção descentralizada de conhecimentos e o compartilhamento de saberes, e a construção de um espaço público, entendido como um bem comum a todos.

A Universidade Comunitária atua nas seguintes linhas estratégicas: ações afirmativas: raça, gênero e protagonismo jovem; economia criativa e solidária; arte e cultura; geração de trabalho e renda; tecnologias sociais; desenvolvimento comunitário e institucional; direitos humanos, justiça social e cidadania; direitos sexuais e reprodutivos; comunicação comunitária e acesso às tecnologias digitais; educação afirmativa e comunitária; desenvolvimento socioambiental; esporte e saúde. 

As organizações apoiadas constituem polos da Universidade Comunitária e atuam na execução de propostas tanto no âmbito das comunidades locais, como no fortalecimento das organizações e grupos da Rede Instituto Rio.

Veja o arquivo contendo o folder da Universidade Comunitária da Zona Oeste em anexo. 

Web site baseado em Drupal