Apoio a Projetos

Instituto Rio apoia projetos e iniciativas de organizações e coletivos que atuam na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro a partir da execução de três programas integrados:

O processo de seleção de projetos é realizado através de concurso e está orientado a apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento comunitário da Zona Oeste do Rio através de diversos focos temáticos, atendendo uma multiplicidade de públicos beneficiários.

A quantidade de projetos e o montante dos recursos para doação variam a cada ano, e o processo é conduzido pela equipe do Instituto Rio, que é responsável por avaliar a competência técnica dos projetos e definir um conjunto de propostas finalistas. Uma comissão integrada por membros do conselho de administração realiza a seleção final dos projetos, de acordo com as diretrizes da política de apoio e as prioridades estratégicas do Instituto Rio.

O Edital do concurso - documento que contém todas as bases e critérios do processo de seleção - é divulgado uma vez por ano e publicado no site do Instituto Rio e de organizações parceiras que atuam em nível nacional e local.

Quem Participa do Processo de Seleção?

Podem participar do processo de seleção organizações e coletivos, prioritariamente de pequeno e médio porte, que atuam na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O Instituto Rio não apoia pessoas físicas; instituições cujo projeto tenha objetivos político-partidários e/ou religiosos; instituições do Sistema "S" (SENAI, SESI, SESC, SESI, SEBRAE), universidades públicas e autarquias (embora estas possam ser parceiras do projeto ou da entidade proponente).

Instituto Rio não prioriza áreas temáticas nem públicos beneficiários, já que o foco dos editais - que varia ano a ano - aponta para temas vinculados com o desenvolvimento social do território e com o empoderamento das comunidades locais.

A seleção é realizada com base em critérios orientados a identificar projetos alinhados com a missão da entidade proponente. São priorizadas iniciativas que reúnam as seguintes capacidades:

  • Capacidade técnica e de gerenciamento para executar as estratégias, as ações propostas e os recursos que serão doados;
  • Capacidade de gerar transformações institucionais e na comunidade de atuação;
  • Capacidade de promover a articulação institucional através do trabalho em rede e na formação de parcerias.

São priorizadas propostas que contribuam para um maior impacto das atividades fins da entidade proponente junto aos seus públicos beneficiários. Para facilitar o processo de seleção, a proposta é encaminhada através de um formulário estruturado (anexo ao edital) que tem a finalidade de coletar informações claras e precisas sobre o projeto e a entidade proponente.

Web site baseado em Drupal