As Fundações Comunitárias são instituições sem fins lucrativos que mobilizam e investem recursos técnicos e financeiros com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população em um determinado território de atuação.
Quais as Principais Características das Fundações Comunitárias?
De acordo com um documento desenvolvido pela Mott Foundation, as fundações comunitárias assumem três funções principais: a) o desenvolvimento de ações de grantmaking (apoio a projetos ou iniciativas de base comunitária); b) de ser um veículo para filantropia de indivíduos e empresas que tenham interesse no desenvolvimento do território de atuação e, c) ocupar um lugar de liderança na comunidade e desenvolver ações de advocacy (defesa de direitos).
O modelo de Fundação Comunitária hoje é presente em mais de 50 países, principalmente dos Estados Unidos, México e União Europeia.
O Instituto Rio foi a primeira fundação comunitária instalada no Brasil e representa um modelo inovador de atuação social - uma referência que abriu as portas à criação de outras fundações comunitárias no país.
Web site baseado em Drupal