Projetos Apoiados em 2016: 12 propostas. Valor da doação: R$ 264.000,00

Associação Grupo Afro Cultural Jongo Eledá - Vila Valqueire e Taquara

Projeto: Jongo Eledá – Oficinas e Mesa Redonda

Realização de oficinas de Jongo através da história e cultura Afrobrasileira, da África e da família. Oficinas de dança, canto, percussão, costura (moda afro, confecção de figurino), culinária, criação de instrumentos e tranças.

Linhas Estratégicas:

Ações afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem; Economia criativa e solidária; Geração de trabalho e renda; Desenvolvimento comunitário e institucional; Direitos humanos, justiça social e cidadania; Educação afirmativa e comunitária.

 

Associação Semente da Vida da Cidade de Deus / ASVI-CDD - Cidade de Deus

Projeto: Fala Sério, Zona Oeste

Capacitação do grupo de adolescentes nos temas: Raça, Gênero e Protagonismo Juvenil. O grupo levará as discussões sobre os temas para 04 escolas da Cidade de Deus e 04 instituições da rede que trabalhem com adolescentes por meio da Web Rádio CDD, palestras e rodas de conversas.

Linhas Estratégicas:

Ações afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem.

 

Centro Cultural A História Que Eu Conto / CCHC - Senador Camará e Vila Aliança – Bangu

Projeto: CIA Teatral Facilitadores da Paz

Criação de uma CIA Teatral a fim de fortalecer o processo de formação em Cultura de Paz de adolescentes por meio das artes cênicas, ampliando sua visão de mundo e seu protagonismo na perspectiva do cuidado integral.

Linhas Estratégicas:

Direitos humanos, justiça social e cidadania.

 

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas / CEAP - Jacarepaguá

Projeto: Jacarepaguá Afro-cultural – Etapa: ciclo complementar

Fortalecimento da formação de jovens e adolescentes por meio da capacitação em Empreendedorismo Social e Produção Cultural, além de incentivar diferentes expressões culturais de matrizes africanas, visando o combate ao preconceito racial e todas as formas de intolerâncias correlatas.

Linhas Estratégicas:

Arte e Cultura; Ações Afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem; Educação Afirmativa e Comunitária; Economia Criativa e Solidária.

 

Centro Dia Santa Ana / CEDISA - Cidade de Deus

Projeto Cuidar - Saberes Itinerantes

Sensibilização e afirmação de direitos e de deveres da pessoa idosa, da família e da sociedade. Promoção de palestras e oficinas sobre questões relacionadas ao envelhecimento para as organizações ligadas ao Instituto Rio na Zona Oeste.

Linha Estratégica:

Educação Afirmativa e Comunitária.

 

Coletivo Elas da Corrente / CEC - Rio das Pedras – Jacarepaguá

Projeto: Curta Rio das Pedras

Realização de oficinas de audiovisual com grupo de adolescentes, voltadas para a criação de curtas-metragens que mostrem o olhar do jovem para a realidade em que vive, com foco nas relações de gênero e violência contra a mulher.

Linhas Estratégicas:

Ações afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem.

 

Defensores do Planeta - Mendanha – Campo Grande

Projeto: Sementes do Mendanha

Projeto de fortalecimento da agricultura familiar local, empoderamento dos agricultores com trabalho de educação socioambiental, segurança alimentar com forte atuação nas escolas, comunidades e órgãos públicos.

Linha Estratégica:

Desenvolvimento socioambiental.

Instituto Santa Cruz de Esportes / ISCE - Antares – Santa Cruz

Projeto: Centro de iniciação esportiva II – Agora nas escolas

Aulas de Judô, participação em competições e visitas a centros de treinamento para crianças e adolescentes de 3 escolas públicas da região.

Linhas Estratégicas:

Esporte e saúde.

 

Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos / JAMDS - Paciência

Projeto: Mãos que Falam com Amor

O projeto é baseado em duas linhas: 1) Formação de 30 intérpretes de Libras, entre pessoas da comunidade, comerciantes, profissionais da saúde e pessoas com deficiência auditiva; 2) Investimento no desenvolvimento institucional da JAMDS.

Linhas Estratégicas:

Desenvolvimento comunitário e institucional; Direitos humanos, justiça social e cidadania.

 

Poesia de Esquina / PDE - Cidade de Deus

Projeto: Poesia de Esquina nas Escolas

Estimular a reflexão sobre a produção artística da periferia, em suas variadas possibilidades de linguagem, a partir de provocação inicial através da poesia. Serão realizados 5 encontros (Laboratório da Palavra) em 3 escolas públicas e uma grande edição do Poesia de Esquina mobilizando as três escolas.

Linhas Estratégicas:

Arte e Cultura.

 

Associação Raízes de Gericinó- Catiri – Bangu

Projeto: Museu Casa Bumba Meu Boi em Movimento

Promoção da inclusão e integração social através da Cultura Popular brasileira, fomentando a construção de novas identidades e a diversidade cultural através da proposta educativa de Visitação ao Museu Casa Bumba Meu Boi em Movimento.

Linhas Estratégicas:

Ações afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem; Arte e cultura; Geração de trabalho e renda.

 

Mulheres de Pedra - Guaratiba

Projeto: SolidArte II - trançar caminhos femininos através da economia solidária

O projeto tem duas dimensões: a) Curso de Extensão para Formação em literatura e pedagogia africana e afro-brasileira; b) Oficinas mensais com grupo de mulheres para ensinar as técnicas da feitura de tranças nas participantes/aprendizes, acompanhada de roda de conversa sobre assuntos pertinentes ao empoderamento da mulher negra na economia solidária, ao universo feminino, negro e periférico.
Possibilidade de profissionalização para geração de renda.

Linhas Estratégicas:

Ações afirmativas: Raça, gênero e protagonismo jovem; Arte e cultura; Geração de trabalho e renda; Direitos sexuais e reprodutivos.

 

Web site baseado em Drupal