Projetos Apoiados em 2009: 31 propostas. Valor da doação: R$ 341.345,00

LAR MARIA DE LOURDES - JACAREPAGUÁ

O Lar Maria de Lourdes foi fundado em 1998. Funciona como abrigo para atendimento de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência e acamados pertencentes à família de baixa renda, ou que estejam em situação de risco pessoal e/ou em situação de abandono. A entidade possui uma sede própria onde atende crianças/adolescentes em regime de abrigo, com atendimento de 24 horas. O apoio foi para compra de um refrigerador industrial, visando melhorar as condições de atendimento da população abrigada.


INSTITUTO GABRIEL DELANNE - MAGALHÃES BASTOS

O Instituto Gabriel Delanne vem direcionando esforços para o desenvolvimento de atividades de formação profissional. O apoio foi destinado à compra de instrumentos e equipamentos para a realização de um curso de cuidador de idosos, capacitando 30 alunos.


CIEZO - CAMPO GRANDE

O CIEZO - Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste, é uma sociedade civil que sepropõe a atuar no terceiro setor, buscando a melhoria das condições de vida da população. É formado pela união das instituições de ensino superior da Zona Oeste (Centro Universitário Moacir Bastos, Faculdade Bezerra de Araújo, Faculdade Machado de Assis, Faculdades São José, Faculdades Simonsen e Universidade Castelo Branco). Obteve apoio para dar continuidade ao curso de guias de turismo, visando promover o conhecimento dos pontos turísticos da região e possibilitando a divulgação do patrimônio cultural histórico e natural da Zona Oeste.  Os assistentes formados atuam como agentes multiplicadores, beneficiando 720 pessoas.


NEAC - NÚCLEO ESPECIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA - CAMPO GRANDE


O NEAC recebeu apoio para promover atividades de capacitação e educação, estimulando as aprendizagens básicas para criar um espaço de educação e reflexão e promover o desenvolvimento local da comunidade.


CCIK - CENTRO COMUNITÁRIO IRMÃOS KENNEDY - VILA KENNEDY

O CCIK é uma organização da sociedade civil fundada na década de 60 por um grupo de moradores da comunidade de Vila Kennedy. Teve apoio para garantir o trabalho educativo desenvolvido com crianças que realizam trabalhos junto ao comércio da comunidade.


CENTRO DE ARTE E DANÇA DE CAMPO GRANDE - CAMPO GRANDE

O Centro de Arte e Dança foi inaugurado em 2002. É uma escola de dança profissional que vem desempenhando um papel educativo, cultural e social, atendendo crianças, adolescentes e jovens moradoras da região. Teve apoio para compra de equipamentos, figurinos, montagem de cenários, participação em festivais e para o desenvolvimento de ações culturais, fomentando a arte e a cultura na Zona Oeste.

ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL - RECREIO DOS BANDEIRANTES


A Surfe do Brasil é uma organização que realiza um trabalho de inserção social,l utilizando o surfe como ferramenta de transformação e formação de cidadania. Teve apoio para manutenção do local, alimentação, transporte e ajuda de custo para voluntários com a finalidade de garantir o funcionamento das atividades básicas do programa de iniciação ao surfe desenvolvida pela organização que atende crianças e adolescentes da região.


ARTE, HORTA & CIA - TAQUARA

O Arte, Horta & Cia desenvolve projetos de geração de trabalho e renda para os usuários dos serviços de saúde mental da antiga Colônia Juliano Moreira, localizada em Jacarepaguá. Teve apoio para compra de materiais para a realização da oficina confecção de mosaicoque tem a finalidade de proporcionar o aumento da renda de 30 pessoas com portadoras de transtornos mentais, promovendo a inclusão social.


COOPERATIVA DE TRABALHO ESTRUTURAR - GLÓRIA/RIO DAS PEDRAS

A Cooperativa, fundada em 1998, tem como foco de atuação o desenvolvimento de empreendimentos sociais, atuando em diversas áreas e regiões da cidade. Teve apoio para a formação de mediadores de leitura e de monitores, contribuindo para promover a sua atuação em creches municipais, e em instituições da rede formal de ensino na comunidade de Rio das Pedras, atendendo dinamizadores, educadores e professores.


ASSOCIAÇÃO SEMENTE DA VIDA DA CIDADE DE DEUS - CIDADE DE DEUS

A associação iniciou seus trabalhos em 2001, atendendo crianças, adolescentes e adultos, moradores de Cidade de Deus. Teve apoio para compra de equipamentos e materiais de escritório para a realização de oficinas de informática, visando formar cidadãos e promovendo a inclusão digital.


GRUPO ALFAZENDO - CIDADE DE DEUS


O Alfazendo é uma organização civil fundada em 1998 e tem como objetivo transformar a realidade social local através de iniciativas educativas, culturais e de promoção social. Teve apoio para o desenvolvimento do grupo produtivo Mulheres Eco-Artesãs, formando 25 mulheres da comunidade.


MOVIMENTO FÉ E AMOR - ILHA DE GUARATIBA


O Movimento Fé e Amor é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver ações sócio-educativas junto a comunidades de baixa renda. Desde 1992 conta com um núcleo na Ilha de Guaratiba e teve apoio para a compra de equipamentos esportivos e de lazer com a finalidade de estimular atividades físicas destinadas para promover o desenvolvimento global de crianças e adolescentes.


INPAR – INSTITUTO PRESBITERIANO ALVARO REIS - JACAREPAGUÁ

O INPAR atua desde 1923 atendendo crianças e adolescentes, em sua maioria moradoras da Cidade de Deus e Rio das Pedras desenvolvendo atividades ligadas ao esporte, educação, arte, cultura e qualificação profissional. Teve apoio para realização de 30 oficinas educativas e atividades esportivas, visando combater e prevenir toda a forma de violência contra crianças e adolescentes.


IPPS – PROGRAMA SAÚDE CRIANÇA RECONSTRUIR - REALENGO


Ligado ao IPPS – Instituto de Pesquisa e Promoção de Saúde, o Programa Saúde Reconstruir realiza atendimento a crianças e adolescentes juntamente com suas famílias durante internação hospitalar. Utiliza o mesmo modelo do Renascer, visando quebrar o círculo vicioso que acomete grande parte das pessoas atendidas na rede pública: “miséria, doença, internação, re-internação, morte”. Teve apoio para um projeto que tem como objetivo aumentar a visibilidade do Programa Saúde Criança Reconstruir, através do estabelecimento de estratégias planejadas de comunicação.


RETIRO DOS ARTISTAS - JACAREPAGUÁ

Criada em 1981, a instituição é considerada uma entidade de utilidade pública, uma vez que abriga artistas aposentados. O trabalho desenvolvido é voltado para a comunidade da 3ª idade, oferecendo atividades que fomentem o interesse pela arte, proporcionando também o fluxo do público para o conhecimento do trabalho da instituição. Teve apoio para sua Oficina de Criação (atividades teatrais) com o objetivo de levar alegria e diversão para o público atendido.


IDAC/PROJETO SER MENINA - PEDRA DE GUARATIBA


O IDAC – Instituto de Ação Cultural, a partir do Projeto Ser Menina, articula organismos públicos e privados no atendimento à criança e ao adolescente da Zona Oeste, especialmente em Campo Grande, Santa Cruz e Pedra de Guaratiba. O apoio foi destinado  ao desenvolvimento de atividades que tem a finalidade de resgatar a identidade e cidadania das adolescentes, moradores das comunidades locais, através da realização de oficinas culturais-educativas.


ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA RECONQUISTAR - CAMPO GRANDE


O Reconquistar foi fundado em 2007 e atua junto a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social e pessoal, encaminhadas pelo Hospital Rocha Faria. É vinculada à rede do Renascer, utilizando a metodologia que tem a finalidade de quebrar o ciclo vicioso “miséria, doença, internação, alta, re-internação, morte”. Tiveram apoio para a realização de cursos de capacitação que atenderão as mães assistidas, iniciando o programa de geração de renda da instituição e criando uma alternativa de sustento, favorecendo a inclusão social a partir da capacitação profissional.


ASSOCIAÇÃO CIVIL ESPAÇO-VIVO - RECREIO DOS BANDEIRANTES


A Associação trabalha com nove profissionais voluntários, atendendo crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação. das escolas públicas da região. O apoio recebido destinou-se a incrementar as ações educativas desenvolvidas através de processos participativos, visando a melhoria das condições de vida das crianças atendidas pelo projeto.


SOS AMIGOS DO BEM - CAMPO GRANDE

O SOS Amigos do Bem é uma sociedade sem fins lucrativos fundada em 1993 com o objetivo de orientar e formar adolescentes e jovens em situação de risco social. A base do trabalho é formada por programas de capacitação. Obtiveram apoio para garantir a continuidade do trabalho educativo de informática, com o objetivo de capacitar jovens e famílias da comunidade de Jardim Monte Líbano, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.


ASSOCIAÇÃO DE APOIO À MULHER COM NEOPLASIA - JACAREPAGUÁ

A AAMN é uma instituição que tem por objetivo apoiar o período de tratamento radioterápico e/ou quimioterápico de mulheres de baixa renda, portadoras de câncer. O apoio foi destinado à criação de um novo ambiente, aumentando a oferta de leitos para atender um número maior de mulheres em tratamento.


OBRA SOCIAL DONA MECA - JACAREPAGUÁ

A OSDM atende a crianças com deficiências, com todo tipo de patologias, em programas de proteção e garantia de seus direitos. Recebeu apoio para compra de materiais sensórios-motores e didáticos pedagógicos visando consolidar o trabalho desenvolvido pela instituição, reorganizando o setor de atendimento e aumentando o número de crianças atendidas pela instituição.


CAMPO - CAMPO GRANDE


O Instituto funciona desde o ano 1928 como uma escola profissionalizante, concentrando seus trabalhos assistenciais na área educacional. Recebeu apoio para a realização do projeto Curso Profissionalizante de auxiliar de consultório dentário, que atende jovens das comunidades locais.


ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIOS AMIGOS DE BETÂNIA - JACAREPAGUÁ

A ASAB é uma instituição que atende população em situação de rua. Obteve apoio para compra de materiais e equipamentos para a realização de atividades orientadas para fomentar o tratamento da dependência química através da realização de atividades laborais vinculadas ao plantio e cultivo orgânico, como parte integrante das atividades terapêuticas destinadas para os acolhidos.


OBRA SOCIAL ANTONIO DE AQUINO - MAGALHÃES BASTOS


A OSAA presta serviços de ambulatório, odontologia, psicologia, assessoria jurídica e assistência social. O apoio foi destinado à compra de materiais e equipamentos de costura, visando equipar a instituição com maquinário adequado que permita atender com melhores condições o grupo de mulheres beneficiárias e ampliar a capacitação das participantes.


AGÊNCIA DO BEM - VARGEM GRANDE

A Agência do Bem atua na comunidade Beira Rio, desde 2001, através de ações sociais. Recebeu apoio para construir um palco de qualidade com equipamentos de som e iluminação para apresentações de variadas expressões e estilos de arte na sede da Agência do Bem.


ASSOCIAÇÃO CRISTÃ VICENTE MORETTI - BANGU

A ACVM é uma organização sem fins lucrativos, que desde 1961 atende e ampara crianças portadoras de deficiências físicas e mentais.  Obteve apoio para adaptar o banheiro que atenderá as crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais atendidos pela instituição.


ASSOCIAÇÃO REDE AÇÃO - BANGU

O Instituto Rede Ação é uma organização comunitária, fundada por moradores de Bangu, a partir da realização do programa bases de apoio do Ciespi e Promundo. Representa uma rede de suportes comunitários voltados para a infância, juventude e família. Recebeu apoio para o desenvolvimento de ações educativas (oficinas de formação) destinadas para crianças e jovens que tiveram a finalidade de fortalecer o elo entre os alunos e as escolas localizadas em Vila e Nova Aliança que conta com a participação efetiva de uma rede de suporte comunitário.


IPEZO - INSTITUTO DE PESQUISAS DA ZONA OESTE - REALENGO

O IPEZO é uma entidade de caráter social e técnico-científico que tem por objetivo desenvolver estudos teóricos, pesquisas e análises das realidades econômica, social, ambiental educacional e cultural da Zona Oeste. Desenvolve as suas atividades nas dependências da Universidade Castelo Branco. Recebeu apoio para implantar um trabalho com idosos visando a montagem de um espaço de criação e expressão, através da realização de oficinas de capacitação em técnica de artesanato em biscuit, com a finalidade de promover ações de geração de trabalho e renda.


INSTITUTO SÃO CIPRIANO - CAMPO GRANDE


A Instituição São Cipriano trabalha há mais de 20 anos no desenvolvimento de iniciativas que procuram dar assistência à população de baixa renda das comunidades da Zona Oeste. Obteve apoio para a realização de um curso de dança, visando promover a saúde, a auto-estima, o conhecimento do próprio corpo e a criatividade de adolescentes beneficiárias do projeto.


INSTITUTO EURÍPEDES BARSANULFO - BANGU


O Instituto Eurípedes Barsanulfo foi fundado em 2001. Trabalha apoiando famílias moradoras da região através de doação de cestas básicas e da realização de cursos de inglês e reforço escolar. Recebeu apoio para ações de capacitação de pessoas da comunidade para que possam alcançar melhores condições na inserção no mercado de trabalho.


PROJETO ÁGUIAS DO AMANHà- MAGALHÃES BASTOS

O Águias do Amanhã é um projeto da Obra Social Antonio de Aquino. O projeto atende adolescentes e jovens, através de oficinas pedagógicas, profissionalizantes e complementares à escola, e que vão desde o lazer até a preparação para o mercado de trabalho. Obteve apoio para realização de oficinas educativas visando despertar a sensibilidade musical dos jovens beneficiários.

Web site baseado em Drupal