Projetos Apoiados em 2014: 15 propostas. Valor da doação: R$ 225.000,00

ALFAZENDO-BRASIL/ ALFAZENDO

Eco Rede - Rede Comunitária de Desenvolvimento Socioambiental
Promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da Cidade de Deus, a partir de um amplo e integrado Projeto de Educação Socioambiental e Geração de Trabalho e Renda. O projeto prevê  desenvolver um conjunto de atividades na área de educação socioambiental com a finalidade de propiciar a diferentes públicos o acesso a formação e informação sobre a temática ambiental, utilizando diferentes ferramentas em espaços formais e não- formais de educação. Também tem a finalidade de criar e/ou apoiar a organização dos catadores de materiais recicláveis e empreendimentos econômicos associativos auto gestionários capazes de gerar trabalho e renda para os moradores da Cidade de Deus, a partir da reutilização e reciclagem de materiais. Finalmente, a iniciativa procura fortalecer e ampliar a comunicação do Eco Rede para que seja capaz de alimentar a mobilização e a participação social na execução deste projeto.


ASSESSORIA E SERVIÇOS A PROJETOS EM AGRICULTURA ALTERNATIVA/ AS-PTA

Mulheres em Rede: Valorização e Resgate de Experiências em Agricultura Urbana na Zona Oeste do Rio de Janeiro
O projeto tem como objetivo geral a promoção de espaços de formação e reflexão sobre as questões de gênero a partir de experiências protagonizadas por mulheres em espaços individuais e coletivos da agricultura urbana na Zona Oeste. A sistematização de experiências será utilizada como ferramenta para valorização das inovações agroecológicas e, sobretudo, para o empoderamento das mulheres das comunidades locais. Contribui, ainda, para a construção de uma visão mais ampla no que diz respeito à justiça socioambiental e a autonomia econômica das mulheres em base sustentável. As experiências de mulheres envolvidas com a agricultura urbana torna possível uma reconexão entre o urbano e o rural na Zona Oeste, rompendo com a noção de gênero como reflexão isolada dos demais temas e incentivando a incorporação nos diferentes espaços coletivos da região. Os objetivos específicos são: A) problematizar sobre o papel da mulher na geração de renda monetária e não monetária e sua importância na autonomia econômica da mulher; B) Sistematizar e dar visibilidade às principais experiências que tragam a reflexão sobre o papel da mulher na agricultura urbana, e o papel da agroecologia na vida de cada mulher e grupo observados; C) Fortalecer o diálogo entre as 30 instituições que compõem a Rede Carioca de Agricultura Urbana nos temas: 1) gênero e empoderamento; 2) inclusão produtiva e geração de renda; 3) segurança e soberania alimentar e nutricional.


ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO CAMORIM/ ACUCA

Guias da Natureza
O processo visa a incrementar e incentivar a formação de Guias Ecológicos locais para a exploração e visitas guiadas ao Parque Estadual da Pedra Branca onde está fincada a comunidade em que a ACUCA atua. Será realizada uma Oficina com 24 horas de duração onde serão desenvolvidos conhecimentos teóricos e práticos.


ASSOCIAÇÃO PARTNERS DO BRASIL - CENTRO DE COLABORAÇÃO DEMOCRÁTICA

Capacitação de Habilidades se Comunicação, Mediação e Gestão de Conflitos para os Gestores das Organizações da Rede do Instituto Rio
O objetivo do projeto é oferecer para os gestores/coordenadores das organizações apoiadas, pertencentes à rede do Instituto Rio uma caixa de ferramentas baseadas na teoria e prática de mediação e resolução de conflitos, a fim de ampliar suas capacidades de lidar com as diferenças, evitar conflitos, e resolver positivamente os conflitos dentro das suas próprias organizações e em relação a outras organizações ou pessoas. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar e capacitar os gestores nas competências básicas de resolução de conflitos, comunicação eficaz, facilitação de diálogos, negociações colaborativas, relacionamentos interpessoais, e empatia. O projeto vai ser conduzido por meio de dois workshops de 8 horas, e uma sessão de avaliação e coaching.


ASSOCIAÇÃO RAÍZES DE GERICINÓ

Bumba Meu Boi. Estrela de Gericinó
O objetivo do projeto é promover a inclusão social através da CULTURA POULAR BRASILEIRA, promovendo a integração com a comunidade na construção de novas identidades, respeitando a diversidade cultural. A proposta procura construir um novo ideário utilizando as tradições do artesanato dos “nossos avôs” no processo de construção e transmissão de saberes. O projeto prevê a realização de oficinas de artesanato, de indumentária, de coreografia e dança que compõem o Ato do Bumba-meu-boi. Também prevê a realização de atividades sócio educativas que valorizem a expressão cultural, envolvendo a preservação do meio ambiente para o público infantil a partir da realização de um evento cultural que culmina na apresentação do Bumba - meu- boi para a comunidade.


ASSOCIAÇÃO SEMENTE DA VIDA DA CIDADE DE DEUS/ ASVI

Jovens Sem Amarras
O projeto pretende ampliar os horizontes dos jovens da CDD (atendidos pela ASVI) a fim de incentivá-los a pensar e ver os problemas da comunidade vinculados com questões de raça, gênero e protagonismo juvenil. O projeto visa resgatar a identidade desse jovem dentro da sua comunidade, como também a criação de uma consciência mais crítica e política para que ele possa descobrir caminhos para discutir ou mesmo resolver questões relacionadas aos temas definidos não só no seu ambiente familiar, mas na sociedade em que vive.

Serão trabalhados 04 eixos: histórico, cultural, político e cultura digital através de atividades como oficinas, workshop, cine clube, intervenções nas ruas (como pesquisas, mergulho e culturais) culminando com um seminário aberto a comunidade com participação do poder público e iniciativa privada dentro do tema e eixos propostos.


CENTRO CULTURAL A HISTORIA QUE EU CONTO/ CCHC

A Arte de Cuidar
O projeto tem por objetivo fortalecer as oficinas de arte e cultura promovendo atividades socioeducativas complementares com enfoque nos direitos humanos, estimulando o protagonismo juvenil, a partir da construção de um seminário participativo no qual os adolescentes, familiares, educadores e técnicos discutirão a temática direitos humanos. São objetivos do projeto: garantir o desenvolvimento das oficinas de arte e cultura, através do suporte financeiro em materiais didáticos.

Promover oficinas socioeducativas complementares com adolescentes e educadores das oficinas culturais.
Realizar um seminário com a participação dos adolescentes, familiares, educadores e técnicos na área de direitos humanos. O projeto visa desenvolver as 4 competências do MEC (aprender a Ser, aprender a Conviver, aprender a Fazer e aprender a conhecer), através da metodologia da educação para a paz “A Arte de Viver em Paz”, na perspectiva do Cuidado Integral.


CASA DA RUA DO AMOR

Jovens Agentes de Turismo Comunitário da Zona Oeste e Guias Mirins do Museu Oficina de Artes Lúdicas
A proposta pretende complementar o Projeto É Comunitário voltado a fomentar o turismo de base comunitária e cultural na região e o fortalecimento dos espaços culturais e museológicos populares. A meta do projeto é preparar jovens para que atuem como agentes culturais para os espaços museológicos. A formação será realizada em módulos bimestrais, sendo abertas inicialmente 15 vagas para cada comunidade (45 ao todo) e uma futura seleção de 5 formandos (15 ao todo) que participarão do módulo final (módulo prático) e receberão uma bolsa de R$ 250,00 mensais, no primeiro bimestre para treiná-los na sua atuação prática como Agentes. As oficinas de Guias Mirins são vivências abertas para crianças (de 9 à 15 anos)

As oficinas  abordarão: noções básicas de turismo e museologia. História da Antiga Fazenda Real de Santa Cruz e informações sobre o patrimônio histórico ainda existente na região. História da urbanização dos bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro inseridos na área da Antiga Fazenda Real.


É COMUNITÁRIO

N@s Trilh@s da Fazenda de Santa Cruz e do Sertão Oeste Carioca
Este projeto segue a linha de pensamento e ação diferencial da modalidade de turismo desenvolvida pela rede É COmunitário na Zona Oeste: o turismo de base local e comunitária, cujo foco são os bens materiais e naturais, mas, principalmente, o patrimônio imaterial refletido nos saberes populares, nas técnicas tradicionais de cultivo e produção artesanal, nas manifestações folclóricas e nos coletivos artísticos e culturais que buscam no diálogo com outras pessoas, instituições e lugares um modo de conservar e dinamizar as raízes locais.

Trata-se de um plano de comunicação cujo foco é a sensibilização do público infantil, adolescente e jovem. O projeto consistirá na elaboração de uma linha de produtos de divulgação/marketing do patrimônio histórico-cultural e do turismo da Zona Oeste carioca, envolvendo um maquete em 3D com os patrimônios, rotas e roteiros turísticos da região.


INSTITUTO ANNA COHEN/ SHEMA

RADAR - Rede de Articulação e Dinamização das Artes
O projeto envolve o desenvolvimento de diversos programas: Fábrica de Atores Sociais que atua através de artes integradas, promovendo uma escola de teatro, com oficinas integradas de interpretação, figurino, dança, cenografia, adereçamento e produção cultural. O RADAR tem a finalidade de capacitar grupos teatrais existentes no entorno e adjacências. Também pretende desenvolver projetos nas áreas de saúde com os PALHAMÉDICOS, visitando também crianças hospitalizadas e com câncer e na prevenção a drogas, DST e AIDS.


INSTITUTO DONA BENTA - CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Filhas de Gaia do Batan
A proposta contempla a realização de atividades educativas e de formação no formato de oficinas, palestras e  seminários nas seguintes linhas estratégicas: ações afirmativas: raça, gênero; geração de trabalho e renda; direitos humanos, justiça social e cidadania; comunicação comunitária e educação afirmativa. Os objetivos do projeto são: 1 Fortalecer as empreendedoras locais; 2 Instituir e consolidar a Rede Rosa de Mulheres Violeta do Batan; 3 Capacitar as participantes da rede em Formação de Gênero; 4 Mobilizar, sensibilizar e capacitar a mulheres e jovens quanto as questões que envolvem as Relações de gênero, Cidadania e Empreendedorismo.


INSTITUTO PROJETAR BRASIL

Fortalecendo a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente
O Projeto busca promover espaços de encontro, fortalecer e aproximar os atores da comunidade escolar; propõe o desenvolvimento de grupos operativos na escola e, através de uma metodologia participativa, conscientizar a comunidade escolar sobre as questões de gênero e suas implicações na saúde, educação e assistência, questionando comportamentos violentos, as práticas, cuidado de si e de outros, à maternidade/paternidade precoces, a prevenção de DST/HIV, e outras questões. As ações desenvolvidas implicam a condução semanal de grupos nas escolas, junto a alunos e familiares, intercaladas, debatendo os temas citados. Ao mesmo tempo permite o levantamento de demandas, a serem encaminhadas através da participação dos profissionais da rede em grupos mensais de encontros intersetoriais.


MÃOS QUE TECEM A REDE/ ZONA OESTE

Mãos que Tecem a Rede
A proposta inicial é dar continuidade ao projeto realizado em 2013 para que as beneficiárias aperfeiçoem a técnica de costura, focando não só na produção de bolsas, mas em outros acessórios femininos e iniciar um curso de bijuteria feita com sementes oriundas do Amazonas. O projeto prevê a instalação do Polo de Trabalho com a finalidade de proporcionar espaços de trabalho e de convivência aberto às pessoas com transtorno mental, usuários de álcool e outras drogas, seus familiares e a comunidade, onde eles serão acolhidos e convidados ao encontro com a educação, o aprendizado, o trabalho, a capacitação e a cultura, ou seja, um processo de transformação através da proposta de geração de trabalho e renda, possibilitando a inserção social dos participantes.


NÚCLEO ESPECIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA/ NEAC

Mix em Educação, Arte e Cultura
Os principais objetivos deste projeto é dar continuidade ao processo iniciado no ano de 2013 com a criação do Lente Aberta, que é uma página do Facebook que atua como um canal de comunicação que tem servido de ponte para conectar os jovens de diversas localidades da Zona Oeste divulgando oportunidades de educação, cultura, lazer e de fomento as diversas lutas sociais que acontecem na região, e também para a promover  atividades institucionais. A iniciativa prevê o desenvolvimento de oficinas de comunicação, inclusão digital, arte e cultura.


OFICINA DE CRIAÇÃO E CAPACITAÇÃO ARTÍSTICA - OCCA

Oficina de Criação e Capacitação Artística
A Oficina de Criação tem como objetivo a interação social dos participantes (moradores em situação de rua pertencentes à ASAB) onde as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos. A metodologia é vivencial e apoiada em artes plásticas, teatro, música, mídia, dança, jogos e maiêutica. O objetivo prioritário desse projeto é levar alegria e fortalecer a autoestima dos seus participantes, e contribuir para a conscientização dos problemas inerentes à situação de rua e ao mundo de forma geral. Os participantes mais interessados terão a  oportunidade de aprender a multiplicar o trabalho e metodologia desenvolvida através da realização de Oficinas de Capacitação.

O projeto tem a finalidade de desenvolver espetáculos vinculados aos assuntos relacionados ao dia a dia dos participantes e à sua reintegração social, que serão oferecidos de forma aberta à comunidade. 

Web site baseado em Drupal