Memória e Resultados dos Apoios

"Solidários Amigos de Betânia" Cria Arte com Fibra de Bananeira

Localizada na conhecida ladeira do Loreto, na Freguesia, a Associação Solidários Amigos de Betânia tem 12 anos de existência. Trabalhando com população de rua, tem como objetivo reinseri-los na sociedade. Sua parceria com o Instituto Rio é antiga. Irmã Elci Zerma, responsável pela Instituição, e o oficineiro Ivan contam um pouco mais sobre o projeto atual, Fibra da Bananeira, fruto desse apoio.

1. Qual foi o impacto que esse apoio trouxe a sua instituição?
Irmã Elci: Foi um impacto maravilhoso. O Ivan já é um oficineiro.
Ivan: Eu entrei como papeleiro e agora já estou fazendo artesanato. Eu fiz o abajur e o quadro.

2. Como é esse projeto que está sendo desenvolvido pela sua instituição?
Irmã Elci: É um projeto para ajudar essas pessoas e buscar meios para que consigam se incluir na sociedade de forma produtiva, com alegria, esperança e condições dignas.


Casa de Santa Ana Ensina o Respeito aos Direitos dos Idosos

1. Qual o nome do projeto que está sendo apoiado pelo Instituto Rio?
Projeto Voz da Esperança. 

2. Qual foi o impacto que esse apoio trouxe para a sua instituição?
O principal impacto foi que, por ser um projeto piloto que está começando, esse recurso nos permitiu colocar em prática uma ideia que a gente tinha há muitos anos e para a qual, até então, ainda não havíamos tido dinheiro. A partir do momento que conseguimos esse apoio e realizamos o projeto, vimos que o caminho era esse, pois o resultado que tivemos, o retorno dado pelas crianças e adolescentes que participaram das oficinas, foi tão incrível que agora queremos multiplicar. Queremos levar a ideia para outros grupos, além dos da Casa de Santa Ana. Pensamos até mesmo em escolas e igrejas.

Esse projeto tem um objetivo muito forte que é a prevenção do envelhecimento no sentido mais pedagógico. Crianças e adolescentes vão aprender os direitos fundamentais que estão contidos no ECA e os direitos fundamentais que estão contidos no Estatuto do Idoso. É muito importante as crianças aprenderem a respeitar os mais velhos, a respeitar os direitos e, por consequência, aprender a envelhecer com dignidade, com sabedoria, com solidariedade e com respeito.

3. Como esse projeto está sendo desenvolvido pela sua instituição?
Nós contamos com o suporte da própria equipe da casa e também contratamos pessoas de fora, consultores. O projeto está dando também uma base para o trabalho que já desenvolvíamos na casa. É um trabalho que integra as gerações, todas as idades. Podemos dizer que está proporcionando um conhecimento maior, mais específico sobre o que é ser velho no Brasil. Então, é uma coisa que está começando de dentro pra fora, da instituição para comunidade, para outros espaços. Eu acredito que desta forma estamos indo no caminho certo. A gente não está trazendo somente a experiência de fora, estamo aprendendo com o que a gente faz no dia a dia e passando adiante as informações de uma forma bacana, pedagógica, sistematizada e organizada, já com objetivo de criar essa prática de conhecimento sobre a velhice.


Neac Conta Sobre os Dez Anos de Parceria com o Instituto Rio

1. Qual o nome do projeto que está sendo apoiado pelo Instituto Rio?
Fortalecendo Para Melhor Transformar.

2. Qual foi o impacto que esse apoio trouxe a sua instituição?
Acredito que o Instituto vem nos apoiando durante todos esses anos por acreditar nas pequenas instituições que ficam dentro da zona oeste e que são muito esquecidas pelas empresas e pelo governo. O impacto é que temos algo construído ao longo do tempo, e não um projeto temporário. Eles terem nos apoiado nos últimos 10 anos foi o que fez a grande diferença.

3. Como é esse projeto que está sendo desenvolvido pela sua instituição?
O projeto deste ano teve o cunho de ajudar o fortalecimento da instituição, por meio de capacitações para fortalecimento da equipe, de forma que nós pudéssemos aprender a redigir projetos, captar recursos e prestar contas da maneira mais clara e objetiva. O projeto foi realizado em grupo, e não apenas pela presidente da Instituição ou pelos coordenadores. Toda a equipe participou.

Neac


Entrevistas pelos Jovens Comunicadores da Sementes de Vida

Depoimentos
Jamille Cristina, Saúde Criança da Zona Oeste“O projeto trouxe uma nova expectativa de geração de renda para as mães. Nosso trabalho é direcionado ao combate às reinternações por causas sociais e um dos pilares é que as mães tenham uma fonte de renda, visto que seus filhos estão sempre internados. A ideia era que as mães pudessem ter um ofício para exercer dentro ou fora de casa. Assim, hoje elas estão inicialmente capacitadas para produzir doces e salgados dentro de suas casas e está prevista para a segunda etapa do projeto a montagem de uma empresa onde elas vão trabalhar na forma de uma cooperativa."
Jamille Cristina, Saúde Criança da Zona Oeste. Representante do Projeto Cozinha Comunitária Vale do Sol

“Trabalhar com empresários é a melhor coisa que existe, porque é de onde sai o dinheiro para que você possa desenvolver o que deseja. Por exemplo: nós temos uma biblioteca comunitária e jamais recebemos qualquer investimento do governo. Foi por meio do Instituto Rio que conseguimos desenvolver tudo que tínhamos vontade de fazer na biblioteca comunitária. Hoje tivemos aqui uma rápida visão do que pode acontecer, principalmente no desenvolvimento das bibliotecas, e isso é muito importante. Outro exemplo,para vocês que estão trabalhando no jornal, é que nós fizemos um jornal e vamos reativá-lo por meio desse plano estratégico com o qual somos beneficiados pelo Instituto Rio. Então, o impacto maior do dinheiro é você ter uma ideia e poder criar algo para dar e dividir com os outros - isso é a melhor coisa que existe. É por isso que estou nesse programa.“
Cid, responsável pelo Projeto Desenvolvimento Estratrégico da Biblioteca Comunitária José Vieira Filho

Maria do Socorro M. Brandão“A gente já realizava um projeto com os jovens e, com o apoio do Instituto Rio, nós pudemos realizar um trabalho voltado para a comunicação, orientando esses jovens a utilizar uma máquina fotográfica, filmar etc. Eles já fizeram dois jornais falando um pouco sobre a nossa instituição, falando sobre a comunidade. Acreditamos que isso será importante para a futura vida profissional deles.”
Maria do Socorro M Brandão, em nome do Projeto Jovens Comunicadores da Semente

Web site baseado em Drupal