Visita do Fondo Región Colonia à Biblioteca Comunitária José Vieira Filho

Compartilhamos a carta enviada pela Lucía Pucci contendo às impressões da visita realizada à biblioteca comunitária no mês de maio: 

"Em 02 de maio passado, em uma oportunidade de viagem pessoal ao Rio de Janeiro, realizei uma visita à Biblioteca Comunitária José Vieira Filho,  projeto apoiado pelo Instituto Rio em diversos anos, já que me interessava muito poder conhecer algum dos projetos desenvolvidos na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Fui recebida por Ieda Thomé e seu esposo Cid, que me mostraram as instalações da Biblioteca. Fiquei muito bem impressionada pelo projeto, especificamente pelas seguintes razões:
- Graças ao seu empenho e tenacidade e  à superação de muitas adversidades, foi possível consolidar um Centro Cultural no bairro, que em seus 13 anos de existência, vem oferecendo cada vez mais serviços à comunidade. Não é mais apenas aquela biblioteca que começou com 200 livros, já que hoje conta com mais de 6000 títulos.
- A quantidade de serviços que oferece (desde exposições de artes plásticas, palestras sobre temas de interesse atual, encontros literários, projeção de filmes até uma escola de futebol para crianças), tendo em conta os poucos recursos humanos que dispõem. 
- A possibilidade de replicar esta experiência em outros lugares da cidade, sempre e quando os novos projetos conservem a seriedade e o carinho que caracterizam a Biblioteca José Vieira Filho .
 
Agradeço ao Instituto Rio por ter possibilitado a visita, considerando que a gestão deste projeto foi muito inspiradora para o tipo de projetos que buscamos apoiar no Fondo Región Colonia.
 
O Fondo Región Colonia é a única fundação comunitária que existe até o momento no Uruguai. Trabalha em um território de 6106 Km2, com uma população de 123.203 habitantes que vivem em 10 localidades, com população média entre 3000 e 26.000 habitantes por área, e 40 pequenos núcleos com menos de 1000 habitantes. Nossa organização lança anualmente um edital para projetos de desenvolvimento local para essas localidades, e o montante doado não supera os U$ 1500. Selecionamos projetos de pequenas iniciativas, mas de grande impacto para a população atendida. A partir de sucessivas edições do processo de seleção de projetos (o primeiro se realizou em 2007), pode-se afirmar que o conjunto de projetos implementados a partir do Fondo Región Colonia, tem possibilitado o crescimento e a sua qualidade principalmente nas áreas de comunicação, saúde, entretenimento. 
 
Pelo exposto, posso afirmar com total convicção que seria muito interessante que em Colonia contemos com muitas biliotecas comunitárias como a de Ieda e Cid, já que contribuiria muito para incrementar o nível cultural da população afastada de Colonia, que vive muito longe das cidades, com escasso acesso aos serviços culturais."
 
Com todo o meu afeto, 
 
Lucía Pucci Garmendia

 

Categoria: 

Web site baseado em Drupal