O Instituto Rio integra a Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social

Em 2012, os nove principais fundos de investimento social brasileiros se reuniram em uma rede com os objetivos de promover e diversificar uma cultura filantrópica no Brasil que garanta e amplie os recursos para a justiça social. A iniciativa também tem como foco promover a doação individual e de famílias, o investimento social estratégico e incrementar os recursos para direitos humanos, equidade racial e de gênero, direitos socioambientais e desenvolvimento local sustentável.

Os fundos são organizações independentes que investem em grupos e organizações formais e informais em nível local, regional e nacional. Além de promover a doação qualificada e de impacto social, os fundos oferecem capacitação para os grupos e as organizações apoiados promovendo o desenvolvimento de suas capacidades. E ao acreditar e investir em seus projetos, também geram oportunidades para que esses grupos e organizações recebam recursos de outros financiadores. A Rede trabalha pelo fortalecimento dos Fundos e para a inclusão da temática da justiça social no investimento feito por doadores individuais, empresariais, fundações e institutos. Está articulada com fóruns e redes nacionais e internacionais que trabalham na promoção da filantropia e da justiça social.

Apresentamos aqui as organizações que integram a REDE: Fundo Baobá para a equidade racial; Fundo Social Elas – voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo de meninas, jovens e mulheres; Fundo Brasil de Direitos Humanos – que visa contribuir para a promoção dos direitos humanos no Brasil; Fundo Socioambiental Casa – que atua na promoção, conservação e sustentabilidade ambiental; Brazil Foundation – cuja missão é promover o desenvolvimento e a transformação de realidades sociais – e CESE – Coordenadoria Ecuménica de Serviços - que apoia projetos na área de desenvolvimento de empreendimentos de economia popular. Também, integram a REDE três fundações comunitárias: o Instituto Rio – que trabalha no desenvolvimento social da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com foco no empoderamento de comunidades locais  – o Instituto Grande Florianópolis – que atua na área de desenvolvimento comunitário e institucional em Florianópolis – e o Instituto Baixada Maranhense – que apoia projetos sociais e produtivos de organizações da sociedade civil na Baixada Maranhense.

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido no contexto da Rede, sugerimos a leitura do texto Transformando a filantropia no Brasil: o fenômeno da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social, de autoria da Candace (“cindy”) Lessa e Graciela Hopstein que colocamos à disposição no arquivo em anexo. O texto foi publicado em: Patricia M.E Mendonça; Mario Aquino Alves e Fernando do A.Nogueira (Orgs.); Arquitetura Institucional de Apoio às Organizações da Sociedade Civil no Brasil. São Paulo: FGV, 2009.

Categoria: 

Web site baseado em Drupal