Instituto Rio participa da COF Conference en Cleveland

O ano de 2014 marca o centenário da criação primeira Fundação Comunitária, a norte-americana Cleveland Community Foundation. Para celebrar a data, mais de mil pessoas, representando centenas de organizações sociais americanas e internacionais, estiveram reunidas entre os dias 19 e 22 de outubro, em Cleveland (EUA), para trocar experiências e discutir tendências para o investimento social comunitário.

O movimento das Fundações Comunitárias surgiu nos Estados Unidos há cem anos e, rapidamente, se espalhou pelo mundo. Atualmente, são mais de 2000 organizações desse tipo no mundo, com atuação em cerca de 50 países.

A convite da InterAmerican Foundation, o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e o Instituto Rio – fundações comunitárias brasileiras - participaram da conferência 2014 e de diversas reuniões de trabalho com grupos internacionais para programação de uma série de atividades voltadas ao tema do investimento social comunitário.

Um mapa do setor: conheça o Community Foundation Atlas

Como uma ferramenta poderia ajudar uma comunidade global de Fundações Comunitárias a melhorarem suas práticas? Provocados por essa inquietação, um time de organizações atuantes na área social criou o Community Foundation Atlas, um mapa abrangente sobre esse movimento.

A plataforma funciona como um banco de informações de amplitude global sobre o movimento de Fundações Comunitárias, estimulando o senso de colaboração entre as entidades que participam fornecendo informações à iniciativa. Além de incentivar o desenvolvimento individual das organizações, o Community Foundation Atlas acaba promovendo a visibilidade do segmento em diversas regiões do mundo.

Mais do que uma plataforma voltada apenas para os participantes, a iniciativa que ganhou destaque durante a Conferência para Fundações Comunitárias, serve também como fonte de informações para a imprensa, autoridades governamentais, parceiros filantrópicos, empresas e a sociedade como um todo.

Navegue pelo Atlas http://communityfoundationatlas.org/

Categoria: 

Web site baseado em Drupal